
A Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo realiza uma discussão sobre a recepção humanitária de afegãos no território brasileiro.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) realizará um debate sobre o acolhimento humanitário aos afegãos no Brasil, promovido pela Comissão de Direitos Humanos da entidade. O evento acontecerá na sede da OAB-SP, em São Paulo, às 17h do dia 15 de maio.
O debate abordará temas como acesso a direitos, políticas públicas e desafios da integração, além de questões jurídicas e humanitárias. De acordo com dados do Observatório das Migrações Internacionais, entre setembro de 2021 e fevereiro de 2024, 11.086 afegãos entraram no Brasil.
A maioria dos afegãos optou por cidades paulistas durante o processo de regularização migratória, principalmente São Paulo e Guarulhos. Nesse período, o Brasil emitiu 11.094 vistos humanitários, 5.217 autorizações de residência e reconheceu 1.047 refugiados afegãos.
O evento é gratuito, mas os participantes têm a opção de fazer uma doação de R$ 10 ou R$ 20 para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Todo o valor arrecadado será enviado ao fundo social do estado.
Serviço:
Evento: “Acolhida humanitária para afegãos no Brasil”
Data: 15/5
Horário: 17h
Local: Salão Nobre da OAB-SP (Praça da Sé, 385, São Paulo)
Fonte: Conjur