
Eduardo Diamantino ministra palestras no curso de capacitação para líderes do setor agropecuário.
O agronegócio teve um papel fundamental no crescimento do PIB brasileiro, contribuindo com 23,8% das riquezas do país em 2023. Esse setor registrou um superávit de 148 bilhões de dólares, com um aumento anual de 4,9%, sendo que a maioria desses resultados são provenientes de empresas familiares.
Para discutir as vantagens e profissionalização desse modelo de negócio no campo, o advogado tributarista Eduardo Diamantino, sócio do Diamantino Advogados Associados, irá palestrar no Programa Agro CEO. Em sua apresentação, ele abordará aspectos práticos da gestão de empresas familiares no agronegócio, como questões societárias, planejamento tributário e sucessório.
O objetivo é mostrar que as empresas familiares podem alcançar altos níveis de profissionalismo, contribuindo significativamente para a produtividade do setor. Uma pesquisa da Fundação Dom Cabral revelou que a maioria dos negócios do agronegócio são controlados por primeira e segunda gerações de famílias, com as terceiras gerações representando uma parcela menor.
Entre os desafios do setor estão a preparação das novas gerações para assumir os negócios, além da profissionalização da gestão financeira. O programa Agro CEO, promovido pelo instituto Pecege, tem o objetivo de capacitar gestores do agronegócio em temas de liderança, gestão estratégica e transformação digital.
A palestra de Eduardo Diamantino faz parte do quinto módulo do programa e aborda o tema “Construindo o futuro dos negócios”. Apesar das inscrições já estarem encerradas, o público-alvo inclui conselheiros, executivos, proprietários, sucessores, CEOs e gestores de empresas do setor.
O evento é uma oportunidade de discutir a importância da profissionalização e governança nas empresas familiares do agronegócio, destacando a necessidade de adaptação às mudanças e desafios do setor.
Fonte: Conjur