O Plenário do Senado aprovou as indicações de Alexandre Barreto de Souza como superintendente-geral e de André Luís Macagnan Freire como procurador-chefe do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Ambos já haviam passado por uma sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado em maio.

De acordo com a Lei 12.529/2011, Barreto e Freire ocuparão os cargos por dois anos, com a possibilidade de recondução. Alexandre Barreto de Souza é doutorando em Ciência Política pela Universidade de Lisboa e possui mestrado e bacharelado em Administração Pública pela UnB. Servidor público desde 1993, foi presidente do Cade de 2017 a 2021.

Já André Luís Macagnan Freire é bacharel em Direito pela USP, graduado em Ciências Econômicas pela UnB e advogado da AGU desde 2017. Com experiência em diversas áreas, como consultoria jurídica e procuradoria, Freire traz um vasto conhecimento para o cargo.

Essas nomeações foram fundamentais para fortalecer o Cade e garantir a eficiência na defesa da concorrência no país. Com profissionais qualificados à frente desses cargos, espera-se um trabalho sólido e comprometido com os objetivos do órgão.

Fonte: Conjur