
Uma iniciativa premiada recebeu a aprovação de 70% dos acordos antes mesmo das audiências.
A parceria entre a Positivo Tecnologia e a Villaça de Veron & Veron Tessaro Advocacia Empresarial recebeu o Prêmio Conciliar é Legal do Conselho Nacional de Justiça na categoria “Mundo do Trabalho” por um projeto inovador de internacionalização dos processos judiciais. Esse projeto obteve um índice de 70% de sentenças de homologação de acordo antecipado à audiência.
A ideia surgiu da necessidade da Positivo Tecnologia em otimizar os processos e reduzir custos, além de fidelizar os consumidores promovendo uma resolução mais rápida e eficaz das disputas judiciais. O projeto piloto, chamado de Internalização JEC, teve início no Rio de Janeiro e expandiu gradativamente até alcançar 100% dos processos recebidos.
O processo de conciliação começa com um contato inicial com o consumidor/representante assim que o processo é recebido. O time identifica as questões em disputa e propõe acordos até chegar a um acordo mutuamente aceitável. Após a assinatura do termo de acordo, o documento é submetido à homologação judicial, tornando-se uma decisão judicial vinculativa.
Essa solução mais rápida reduz o tempo de tramitação de oito meses para cerca de 30 dias, economizando recursos em honorários advocatícios, sentenças e multas, e fortalecendo a reputação da empresa junto aos consumidores. Além disso, a Positivo consegue fidelizar 42% dos consumidores com a substituição da mercadoria por modelos similares ou superiores.
O Prêmio Conciliar é Legal representa um reconhecimento significativo para a equipe, demonstrando o trabalho, dedicação e excelência em promover a conciliação e resolver conflitos de forma pacífica e eficaz.
Fonte: Conjur