NOVO CENTRO

O secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, entregou oficialmente, na última semana, a restauração dos edifícios históricos projetados pelo arquiteto Ramos de Azevedo. Localizados na Praça Pateo do Collegio, esses prédios abrigam a sede da Secretaria da Justiça e Cidadania desde 1892, sendo marcos importantes na história da arquitetura e do urbanismo de São Paulo.

A importância de preservar a memória histórica da cidade foi ressaltada por Prieto durante a entrega da obra. Ele destacou que a restauração simboliza o compromisso com a história e o futuro de São Paulo.

Além disso, o secretário homenageou Afif Domingos, responsável pela direção do Novo Centro Administrativo do Governo de São Paulo, e o professor Fernando José da Costa, que foi fundamental no início e acompanhamento da obra de restauro.

Os dois palacetes foram projetados por Ramos de Azevedo entre 1880 e 1890. A restauração desses prédios históricos faz parte de um projeto mais amplo de revitalização do centro histórico da cidade, valorizando o Pateo do Collegio como local de memória coletiva, turístico e cultural relevante.

A cerimônia de entrega contou com a presença de autoridades, como o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, e a procuradora-geral do Estado de São Paulo, Inês Coimbra, entre outros nomes.

A restauração dos palacetes históricos é parte da transformação do centro de São Paulo, evidenciando o compromisso do governo com a preservação da história e a valorização do patrimônio arquitetônico da cidade.

Fonte: Conjur