Na próxima sexta-feira, dia 30 de agosto, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, será homenageado pela Universidade de Buenos Aires com o título de doutor honoris causa, na Faculdade de Direito. Ele se tornará o segundo brasileiro a receber essa honraria, após o constitucionalista Paulo Bonavides.

A justificativa para a concessão do título é que, assim como Bonavides foi no passado, Gilmar Mendes é considerado hoje o principal constitucionalista brasileiro. A cerimônia será realizada pelo decano da Faculdade de Direito da UBA, Leandro Vergara, e a láurea acadêmica será entregue pelo professor titular de Direito Constitucional da instituição, Raúl Gustavo Ferreyra. O tema da palestra do homenageado será “Jurisdição Constitucional da Liberdade para a Liberdade”.

Além de Bonavides e Mendes, outros renomados acadêmicos também são doutores honoris causa da Universidade de Buenos Aires, como Luigi Ferrajoli, Norberto Bobbio e Ronald Dworkin.

No dia anterior à cerimônia, será lançado o livro Constitucional, de Leitura e da Vida Latino-americana, do constitucionalista alemão Peter Häberle, do qual Ferreyra e Mendes são os principais representantes doutrinários. O evento contará com a participação de diversos especialistas, como Carolina Cyrillo, Leandro Vergara e outros apoiadores do projeto.

A cerimônia de entrega do título de doutor honoris causa e o lançamento do livro de Häberle marcarão um importante momento de intercâmbio acadêmico entre Brasil e Argentina, reforçando os laços jurídicos e culturais entre os dois países.

Fonte: Conjur