
Alterar aquilo que está ao nosso alcance.
O álcool é apontado como uma das principais causas de problemas de saúde e violência no Brasil, contribuindo com 10% da carga de doenças no país. Organizações como a ONU e a OMS recomendam a prevenção e tratamento do abuso de substâncias, incluindo o álcool.
O alcoolismo é considerado uma doença pela OMS, e o abuso de álcool é classificado como um transtorno mental. O programa de “Doze Passos de AA” ajuda alcoólatras a se manterem sóbrios desde 1938.
A presença do abuso de álcool em conflitos judiciais no Brasil é evidenciada por dados de Alcoólicos Anônimos. A Justiça Terapêutica é uma prática comum para lidar com infrações relacionadas ao álcool.
A cooperação entre AA e profissionais da área jurídica e da saúde é essencial para lidar com casos envolvendo alcoolismo. A ajuda mútua entre alcoólicos e profissionais pode contribuir para a recuperação e prevenção de reincidências.
A cooperação entre AA e profissionais visa não apenas tratar alcoólatras, mas também promover uma sociedade mais justa e solidária. A mensagem de esperança de AA é destinada a todos os alcoólatras que sofrem, inclusos aqueles que cometem infrações penais.
Fonte: Conjur