
Conselho Nacional de Justiça cancela suspensão de juízes do Tribunal Regional Federal da 4ª Região por envolvimento na operação ‘lava jato’
O Conselho Nacional de Justiça decidiu revogar o afastamento dos desembargadores Carlos Eduardo Thompson Flores e Loraci Flores de Lira, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Eles estavam afastados desde abril, devido a um procedimento administrativo disciplinar relacionado a irregularidades na operação “lava jato”.
Os conselheiros do CNJ entenderam que, devido a um “regime de contingência” causado por um desastre climático no Rio Grande do Sul, era necessário reintegrar os desembargadores ao trabalho. O relator da matéria afirmou que essa decisão era de interesse público, já que a ausência dos desembargadores poderia prejudicar as atividades judicantes do TRF4.
Uma reclamação no CNJ contra os desembargadores mencionou que a decisão de afastar o juiz Eduardo Appio impulsionou processos suspensos e utilizou provas consideradas inválidas pelo STF. Essas provas foram obtidas por meio dos sistemas eletrônicos da Odebrecht. A suspeição de Appio levou à anulação de decisões que ele havia proferido em casos como o do advogado Tacla Duran e do suposto operador Raul Schmidt Felippe Júnior.
Fonte: Conjur