O Estúdio ConJur foi reconhecido com o selo “Promove Mulheres Advogadas” em uma cerimônia na sede da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo. Escritórios de advocacia que investiram em estratégias para superar obstáculos de gênero e raça foram agraciados com essa distinção.

A presidente da OAB-SP, Patricia Vanzolini, destacou a importância de ações proativas, como essa certificação, para promover a equidade de gênero. Ela ressaltou que ainda há muito a avançar nesse sentido e que a disparidade não será resolvida espontaneamente.

Mais de 40 escritórios se inscreveram para o selo, demonstrando um engajamento da advocacia em aumentar a presença de mulheres em suas equipes. A secretária-geral adjunta da OAB-SP, Dione Almeida, enfatizou a relevância de transformar a iniciativa em um programa efetivo que beneficie também escritórios de menor porte.

Apesar dos esforços de alguns escritórios em promover eventos e rodas de conversa sobre diversidade, apenas 5% das vagas são destinadas a grupos específicos. Dione Almeida ressaltou que ainda há desafios a enfrentar, pois ser advogada não protege contra o machismo e o racismo.

O selo estará associado a iniciativas que incluem questões como cuidado, divisão sexual do trabalho, licença parental e incentivos financeiros. O objetivo é promover a igualdade de gênero e raça no ambiente jurídico, reconhecendo e valorizando o trabalho das mulheres advogadas.

Fonte: Conjur