
José Carlos Cosenzo conquistou a maioria dos votos para assumir o cargo de procurador-geral de Justiça de São Paulo.
O Ministério Público de São Paulo anunciou a lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça no último sábado (13/4). José Carlos Cosenzo foi o candidato mais votado, com 1.004 votos, seguido por Antonio Carlos da Ponte, com 987 votos, e Sérgio de Oliveira e Costa, com 731 votos.
A nomeação do procurador-geral de Justiça cabe ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Embora não seja obrigado a escolher o candidato mais votado, essa é a tradição. Caso o governador não tome uma decisão em até 15 dias, o primeiro colocado automaticamente assume o cargo.
José Carlos Cosenzo, o mais votado, possui 71 anos e mais de 40 anos de experiência no Ministério Público. Sua candidatura contou com o apoio de Mário Luiz Sarrubbo, que deixou o posto para assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.
Antonio Carlos da Ponte, o segundo colocado, tem 59 anos e 35 anos de atuação na instituição. Já Sérgio de Oliveira e Costa, o terceiro colocado, possui 63 anos e 38 anos dedicados ao Ministério Público. Ambos também receberam o apoio de Sarrubbo.
O mandato do procurador-geral de Justiça tem duração de dois anos. A escolha desse cargo é importante para garantir a eficácia e a independência do Ministério Público, uma instituição fundamental para a promoção da justiça e defesa dos direitos da sociedade. Fonte: Conjur