
Líderes do BRICS se encontram na Rússia para abordar questões de Direito e Economia.
**NOVO EIXO ECONÔMICO**
No contexto da disputa entre China e Estados Unidos pela hegemonia econômica mundial, líderes jurídicos dos países que formam os BRICS+ (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e mais quatro países a partir de 2024) irão se reunir em Moscou, na Rússia, nos dias 18 e 19 de outubro.
O encontro é organizado pela New Economy Legal Infrastructure (Neli Center), sediada em Dubai, que tem como objetivo realizar pesquisas na área do Direito para regular as relações econômicas nos países do bloco. Posteriormente, na cidade de Kazan, a 700 quilômetros de Moscou, acontecerá a Cúpula dos Líderes dos BRICS+ nos dias 22 a 24.
O Fórum Neli Center em Moscou irá reunir membros das delegações oficiais dos BRICS+, líderes empresariais, consultorias e escritórios de advocacia, com foco em expandir os negócios dentro do grupo de cooperação econômica. A programação incluirá seminários e debates sobre temas como instrumentos financeiros, comércio exterior, oportunidades de negócios e resolução de disputas internacionais.
O Neli Center oferece plataformas de relacionamento entre líderes empresariais e jurídicos, além de produzir relatórios e pesquisas sobre o ambiente de negócios nos BRICS+. Duas novas publicações serão disponibilizadas neste ano: o “Doing Business on BRICS+” e o “BRICS+ Legal Index”.
O “Doing Business” analisa as oportunidades para investidores estrangeiros nos países do bloco, enquanto o “BRICS+ Legal Index” classifica e indica escritórios de advocacia por área de atuação. Em 2024, Emirados Árabes Unidos, Egito, Etiópia e Irã se juntaram oficialmente aos BRICS+, com solicitações de outros 20 países em análise.
Em resumo, a reunião em Moscou representa um passo importante na consolidação do novo eixo econômico representado pelos BRICS+, com o objetivo de fortalecer a cooperação e os negócios entre os países membros.
Fonte: Conjur