Grandes temas, grandes nomes

O principal legado da reforma tributária será a simplificação do recolhimento de impostos e tributos, visando reduzir custos com burocracia e facilitar o consumo, aumentando assim a arrecadação. Esta previsão é de Luiza Trajano, empresária e presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza. Em uma entrevista para a série Grandes Temas, Grandes Nomes do Direito, promovida pela revista eletrônica Consultor Jurídico, ela compartilhou seu otimismo em relação aos impactos positivos da reforma.

empresária luiza trajano

Empresária diz contar com contenção da inflação e redução dos juros

“Eu acredito muito na simplificação e redução de impostos, valorizando a eliminação da burocracia. Ela custa mais do que imaginamos, chegando a 8% em alguns setores”, afirmou Luiza Trajano. Ela ressaltou ainda a importância de entender que a diminuição dos custos pode impulsionar o consumo, o que, por sua vez, beneficia a arrecadação. A empresária ficou positivamente surpresa com a aprovação da reforma, destacando os falhanços anteriores em discutir o tema no Congresso Nacional.

Expectativas para a economia

Além da simplificação tributária, Luiza Trajano espera para este ano a contenção da inflação e a redução das taxas de juros no Brasil e nos Estados Unidos. Essas medidas são vistas como essenciais para estimular o consumo no país. “O país que não possui grandes reservas depende da renda do salário, que por sua vez depende da renda do consumo. Portanto, espero uma queda nas taxas de juros, tanto aqui quanto nos EUA, para atrair mais investidores. O mercado, a partir de outubro, mostra sinais de recuperação. O primeiro semestre foi melhor que o anterior, e o segundo e terceiro trimestres também estão demonstrando melhorias em relação ao ano anterior”, afirmou a empresária.

Para assistir à entrevista na íntegra, clique aqui.

Fonte: Conjur