
Supremo Tribunal Federal rejeita apelação do Flamengo em relação à disputa pela posse da Taça das Bolinhas.
A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal confirmou que o Sport Clube Recife é o único campeão brasileiro de futebol de 1987. O colegiado negou, por unanimidade, o recurso apresentado pelo Clube de Regatas Flamengo contra a decisão do ministro Dias Toffoli, que manteve o entendimento do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
O Sport foi reconhecido como o único campeão brasileiro do ano de 1987, em uma decisão que não cabe mais recurso. O STF reconheceu o Sport como vencedor do Brasileiro de 1987, portanto o Flamengo não possui direito à taça.
O Flamengo havia apresentado um pedido para ser reconhecido como vencedor da Taça das Bolinhas, contudo o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro rejeitou o pedido com base na decisão do STF. A Justiça Federal de Pernambuco também tinha proclamado o Sport campeão em 1987, ratificando que a resolução da Confederação Brasileira de Futebol em 2011, que também declarou o Flamengo como vencedor, não tinha validade.
Assim, a Taça das Bolinhas foi entregue ao São Paulo, que conquistou o campeonato brasileiro em várias ocasiões. O ministro Dias Toffoli ressaltou que não é possível reexaminar as provas apresentadas pelo Flamengo de acordo com as normas do STF.
Com informações da assessoria de imprensa do STF.
Fonte: Conjur