
Um representante da Advocacia-Geral da União (AGU) foi escolhido como vice-presidente de uma rede global das Nações Unidas que combate a corrupção.
O procurador Boni de Moraes Soares foi eleito vice-presidente da Rede GlobE, uma rede global de autoridades de aplicação da lei anticorrupção. A eleição ocorreu durante a 5ª Reunião de Plenária da rede, realizada em Pequim, China.
A Rede GlobE foi estabelecida em 2021 e é composta por autoridades competentes no combate à corrupção. É vinculada ao Escritório sobre Drogas e Crime da ONU e promove a cooperação entre os países para combater a corrupção transnacional.
Atualmente, a GlobE conta com 219 Instituições Membros e Auxiliares, de 121 países, incluindo a AGU, Controladoria-Geral da União, Polícia Federal e MPF do Brasil.
O advogado-geral da União, Jorge Messias, defendeu a candidatura brasileira à vice-presidência, enfatizando o compromisso do Brasil com a Convenção da ONU contra a Corrupção. Segundo Messias, o combate à corrupção é essencial para promover o desenvolvimento sustentável.
Boni Soares destacou que a eleição representa o compromisso do Brasil com a luta anticorrupção e se comprometeu a ampliar a atuação das autoridades brasileiras e latino-americanas na GlobE.
O mandato de Soares como vice-presidente da rede GlobE inicia em 2025 e vai até 2027. A gestão enfatizará o respeito às garantias fundamentais no combate à corrupção.
Fonte: Conjur